Como acompanhar os sobrevoos dos satélites Starlink da SpaceX?

anirudh-PSDEqr7lE7k-unsplash

Um sistema enorme de satélites

O ambicioso projeto da constelação de satélites Starlink começou a tomar forma em 2018, quando os primeiros protótipos de satélites estavam sendo testados fora do espaço, mas foi somente em maio de 2019 que os primeiros 60 satélites foram colocados em órbita terrestre com a ajuda de um foguete Falcon 9, o que foi crucial para a futura configuração e aprimoramento adequados de todos os satélites.

Os primeiros satélites totalmente operacionais foram lançados em novembro de 2019 e eram novamente 60 satélites. Mais tarde, a SpaceX lançou uma média de 44 satélites no espaço por mês, com o objetivo de ter pelo menos 2.200 satélites em órbita em 60 meses, o que acabou sendo alcançado.

Até o momento, a SpaceX colocou um total de 7.960 satélites no espaço, dos quais cerca de 7.000 ainda estão totalmente operacionais. No entanto, ocasionalmente, o centro de controle perde o controle de alguns satélites durante o ano, pois a órbita do nosso planeta é bastante cheia de lixo espacial que pode danificar qualquer satélite ou interromper sua órbita.

Satélites Starlink da SpaceX | foto: SpaceX
Satélites Starlink da SpaceX | foto: SpaceX

Espetáculo espacial dirigido pelos satélites Starlink

Quando os primeiros satélites Starlink foram lançados em 2019, foi um grande espetáculo porque eles eram visíveis a olho nu e, para muitas pessoas, foi uma experiência de outro mundo. Por isso, os fãs do espaço começaram a especular sobre como rastrear os satélites, e agora há um site dedicado onde você pode observar os satélites próximos.

O site, James.darpinian, oferece uma escolha das quatro janelas de tempo mais próximas em que os satélites passarão perto de sua localização, para que você possa usar os dados para planejar quando observar o céu noturno. Você pode até mesmo descobrir quantos satélites devem estar visíveis naquele momento específico no site.

Para tornar todo o processo um pouco mais fácil, é possível alternar para o modo Google Street View no site, onde você saberá imediatamente qual parte do céu deve ser observada na área onde você mora, para que não seja necessário fazer um mapeamento complexo das partes do céu noturno em que os satélites Starlink estarão realmente visíveis.

Seguimiento de satélites Starlink a través de la Web
Seguimiento de satélites Starlink a través de la Web

O plano ambicioso de Musk funcionou

No ano do lançamento dos primeiros satélites, poucos teriam acreditado até onde Musk chegaria com esse projeto. Atualmente, os satélites Starlink não só servem como o melhor transmissor de Internet em todo o planeta para receptores de satélite terrestres, mas em alguns países será possível conectar um telefone a esses satélites.

Assim, você poderá receber a Internet sem a necessidade de nenhum receptor externo, como acontece até o momento. Esse plano será implementado ainda este ano e, inicialmente, só estará disponível em alguns países e em redes específicas de operadoras que fizeram acordos com a SpaceX.

Obviamente, será necessário um telefone moderno, de preferência um modelo principal de grandes fabricantes, como Apple ou Samsung. Com o tempo, a rede de satélites poderá chegar a telefones mais caros e, quando amadurecer, será uma rede em todo o planeta. Mas, para suportar a enorme investida, muitos outros satélites precisarão ser lançados no espaço.

"Formado em Economia e Gestão de Sistemas pela VŠB-TUO, decidi criar este blog e partilhar notícias sobre Economia, Cinema e outras notícias no meu ponto de vista - (Trazendo-lhe sempre as histórias que mais importam)".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *