Brasil segue a UE: Apple pode liberar apps de fontes externas

carles-rabada-ktWur2xM1hs-unsplash

A Apple terá que liberar o iOS em mais países

Ano passado, a Apple possibilitou o download de aplicativos de outras fontes na União Europeia, pressionada pelas regulamentações europeias. Vários outros países estão provavelmente considerando uma lei semelhante, e o Brasil decidiu fazer uma investida – dando à Apple 90 dias para permitir downloads fora da App Store.

Após várias semanas de investigação, a autoridade antitruste do Brasil concluiu que a incapacidade da empresa de baixar aplicativos fora da App Store regulamentada estava restringindo a entrada de novos concorrentes no mercado, criando um ambiente de monopólio insalubre em que o acesso aos aplicativos iOS é controlado por uma única empresa.

De acordo com a lei, a Apple tem 90 dias para remediar a situação ou enfrentar multas pesadas, que aumentam a cada dia que passa após o prazo. Em um dia, a multa pode aumentar em cerca de US$ 40.000. Esse valor não é muito alto para a Apple, mas, em um ano, pode chegar a milhões de dólares.

A UE ajudou o tribunal a adotar uma abordagem mais robusta

A disputa do Brasil com a Apple não é recente, mas vem ocorrendo desde o ano passado e o pedido de revisão de toda a situação foi apresentado pelo Mercado Libre, uma empresa latina que administra um dos maiores mercados on-line, semelhante ao Allegro da Polônia. A empresa acusou a Apple de forçar os desenvolvedores a usar exclusivamente seu sistema de pagamento, conforme relatado pelo site Valor Econômico.

Como a Apple teve que abrir o iOS para outras lojas de aplicativos na UE no ano passado, o tribunal brasileiro deu à Apple uma oportunidade – se funciona na Europa, por que não pode funcionar no Brasil? No final, a gigante californiana provavelmente terá que ceder e cumprir a regulamentação, já que o Brasil também é um mercado bastante grande para a Apple.

"Formado em Economia e Gestão de Sistemas pela VŠB-TUO, decidi criar este blog e partilhar notícias sobre Economia, Cinema e outras notícias no meu ponto de vista - (Trazendo-lhe sempre as histórias que mais importam)".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *