Um chatbot com raciocínio e preço extremamente alto
A OpenAI lançou para desenvolvedores seu chatbot o1-pro mais avançado como parte da API, e ele é o modelo de linguagem mais poderoso de todos os tempos. E mais, ele pode raciocinar sobre as perguntas de uma forma mais complexa, de modo que pode lidar até mesmo com as consultas mais complexas ou cálculos científicos.
No entanto, o enorme poder de computação tem um custo, e o o1-pro também é o modelo de linguagem mais caro da empresa até o momento. A empresa cobra US$ 150 a US$ 600 por um milhão de tokens, ou cerca de 750.000 palavras, gerados pelo modelo, conforme relata a OpenAI na plataforma X.
Assim, o modelo o1-pro é 2 vezes mais caro do que o ChatGPT 4.5 mais recente e até 10 vezes mais caro do que o modelo o1 básico. Devido a esse preço gigantesco, o modelo destina-se principalmente a desenvolvedores que aproveitarão ao máximo seu potencial e sua precisão máxima. Apesar de o chatbot o1-pro ter um enorme poder e um quantum de recursos, ele também tem algumas deficiências.

O modelo de IA mais caro tem dificuldades com o sudoku
A OpenAI descreve o modelo o1-pro como capaz de pensar, mas isso é apenas parcialmente verdadeiro. Na realidade, o chatbot tem problemas para jogar sudoku e comete erros ao identificar ilusões de ótica. Outro problema é a pouca melhora na resolução de problemas matemáticos complexos ou na escrita de códigos.
No entanto, o modelo o1-pro é, sem dúvida, o chatbot mais preciso da empresa, pois compõe muito menos e pode produzir um texto significativamente mais fluente e natural do que seu antecessor. Além disso, ele pode navegar melhor em grandes quantidades de dados, o que pode ser útil na busca de informações em grandes bancos de dados, por exemplo.
Por sua natureza, esse modelo mais caro é mais adequado para grandes projetos ou fins científicos, em que a velocidade e a precisão são importantes. Para uma pessoa normal que conversa com o ChatGPT ou o usa para pesquisar na Internet, o modelo o1-pro não é ideal, pois suas vantagens são cálculos mais exigentes e o trabalho com grandes quantidades de dados, que não são tarefas que todos realizam.
Deixe um comentário