Trump Assina Memorando para Criar Força-Tarefa Memphis Segura em Tennessee

Trump assina força-tarefa Memphis segura
Em uma ação crucial para restabelecer a ordem pública, o presidente Donald Trump assinou um Memorando Presidencial no dia 15 de setembro de 2025, criando a Força-Tarefa Memphis Segura.

A ação tem como objetivo enfrentar o aumento de crimes violentos em Memphis, Tennessee, uma das cidades mais impactadas por homicídios, roubos e assaltos agravados nos Estados Unidos.

O anúncio foi feito diretamente do Salão Oval da Casa Branca, com a presença do governador republicano do Tennessee, Bill Lee, e dos senadores Marsha Blackburn e Bill Hagerty.
 

Situação da crise em Memphis

Memphis, berço do rock ‘n’ roll e lar de ícones como Graceland e Beale Street, enfrenta uma crise de segurança que sobrecarregou as autoridades locais. De acordo com dados recentes, a cidade tem uma das taxas de crimes violentos mais altas do país: sua taxa de homicídios é cerca de quatro vezes maior do que a da Cidade do México e 27 vezes maior do que a de Havana, Cuba. Em 2025, já ocorreram 150 assassinatos, apesar de uma redução geral da criminalidade em comparação com os anos anteriores — progresso atribuído em parte às ações federais preliminares nos últimos cinco meses.

O governador Lee solicitou formalmente a intervenção federal, observando que a onda de violência “impediu o progresso da grande cidade de Memphis”. Ao assinar o memorando, Trump comparou a medida às operações bem-sucedidas em Washington, D.C., afirmando: “Estou cansado de ver o crime atrasar Memphis. Esta força-tarefa será uma réplica de nossos esforços extraordinariamente bem-sucedidos”. A estratégia enfatiza o policiamento hipervigilante, investigações complexas e a saturação de bairros vulneráveis com agentes de segurança.

 

Como funcionará a força-tarefa?

A Força-Tarefa Memphis Segura mobilizará o “poder total da aplicação da lei federal”, coordenando agências como a Guarda Nacional do Tennessee, que pode receber apoio de unidades de outros estados;

  • Guarda Nacional do Tennessee (com possível apoio de unidades de outros estados);
  • FBI (Departamento Federal de Investigação);
  • DEA (Agência de Controle de Drogas);
  • ICE (Imigração e Alfândega);
  • ATF (Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos);
  • Investigações de Segurança Interna (HSI);
  • U.S. Marshals (Marechais dos EUA).

A força-tarefa atuará em colaboração com a Polícia de Memphis, a Patrulha Rodoviária do Tennessee e autoridades locais, trocando informações e alocando recursos prioritários para combater crimes violentos e de rua. O memorando, endereçado a secretários como o de Guerra, Procurador-Geral e Segurança Interna, permite a aplicação de estratégias comprovadas em D.C., como patrulhas armadas e operações conjuntas. A operação será comandada pela secretária de Justiça Pam Bondi, com ênfase em bairros críticos.

Mireldes entrou na edição em 2021 com um site em inglês Afronomist.com, e em 2024 ganhou esta versão em português. Escorpiano apaixonado por esportes radicais, cinema, tecnologia e política, ele é formado em Economia e Gestão de Sistemas pela VŠB-TUO. No blog, Mireldes traz notícias sobre economia, cinema, política e outras histórias, "Trazendo-lhe sempre as histórias que mais importam".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *