Trump anuncia novas tarifas a partir de 1º de outubro

Donald Trump e Marco Rubio na sala de negociações dos Navy Seals
O Presidente dos Estados Unidos Donald J. Trump anunciou tarifas de 100% sobre produtos farmacêuticos, 25% sobre caminhões pesados, 50% sobre armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos relacionados, e 30% sobre móveis estofados.

Tarifa de 25% sobre caminhões pesados

Donald Trump anunciou em sua rede Truth Social que, a partir de 1º de outubro de 2025, os EUA imporão uma tarifa de 25% sobre todos os caminhões pesados fabricados fora do país. A medida visa proteger grandes fabricantes americanos, como Peterbilt, Kenworth, Freightliner, Mack Trucks, entre outros, contra a concorrência desleal internacional, segundo a Casa Branca.
Trump destacou que manter os caminhoneiros financeiramente fortes e saudáveis é fundamental para a segurança nacional.

Tarifa de 100% sobre produtos farmacêuticos

Além disso, foi anunciada uma tarifa de 100% sobre produtos farmacêuticos importados. A medida busca proteger a indústria farmacêutica nacional, incentivando a produção interna e reduzindo a dependência de medicamentos fabricados no exterior, reforçando a segurança e a autossuficiência do país.

Tarifa de 50% sobre armários de cozinha e relacionados e 30% sobre móveis estofados

Será aplicada uma tarifa de 50% sobre armários de cozinha, gabinetes de banheiro e produtos relacionados. Também haverá uma tarifa de 30% sobre móveis estofados.
A medida foi tomada por Trump devido ao grande “influxo” desses produtos no mercado americano por países estrangeiros, prática considerada desleal. O objetivo é proteger a indústria nacional, fortalecer a segurança do país e impulsionar a economia, que registrou crescimento de 3,8% no segundo trimestre.

Mireldes entrou na edição em 2021 com um site em inglês Afronomist.com, e em 2024 ganhou esta versão em português. Escorpiano apaixonado por esportes radicais, cinema, tecnologia e política, ele é formado em Economia e Gestão de Sistemas pela VŠB-TUO. No blog, Mireldes traz notícias sobre economia, cinema, política e outras histórias, "Trazendo-lhe sempre as histórias que mais importam".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *